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2 de setembro de 2012

INSTRUÇÕES ROTÁRIAS – SETEMBRO/2012


TEMAS PROPOSTOS
Semana – O que é o Plano de Liderança de Clube – PLC?
Semana – Como são estabelecidas as Classificações?
Semana - Qual é o Objetivo do Rotary?
Semana - O que é o Sistema SHARE?

SemanaPlano de Liderança de Clubes - PLC:
O propósito do Plano de Liderança de Clube é fortalecer os clubes com uma estrutura administrativa que favoreça a eficácia.
Para implementar o Plano de Liderança de Clube, líderes anteriores, atuais e entrantes do clube devem:
        desenvolver plano de longo prazo que incorpore os elementos de um clube eficaz;
        estabelecer metas anuais usando as Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs e o plano de longo prazo do clube;
        realizar assembleias de clube que envolvam os associados no processo de planejamento e os mantenham informados sobre as atividades do Rotary;
·         favorecer a comunicação entre o presidente do clube, Conselho Diretor do clube, presidentes de comissão, associados, governador de distrito, governador assistente e comissões distritais;
·         possibilitar a continuidade administrativa, planejando a transferência de responsabilidades aos futuros lideres;
·         ajustar as diretrizes do clube para que reflitam a estrutura das comissões, bem como os papeis e responsabilidades dos líderes de clube;
·         oferecer oportunidades para aumentar o companheirismo entre os associados;
·         certificar-se de que todos os associados estejam envolvidos com algum projeto ou atividade do clube;
        desenvolver um plano abrangente de treinamento que possibilite que:
o   os líderes de clube participem de treinamentos distritais;
o   seminários de orientação a novos associados sejam oferecidos regularmente;
o   oportunidades educativas estejam constantemente disponíveis a todos os associados;
o   um programa de capacitação de líderes seja oferecido a todos os rotarianos.

Lideres de clube devem implementar o Plano de Liderança de Clube junto com os lideres distritais, seguindo o recomendado pelo Plano de Liderança Distrital. O clube deve revisar o plano anualmente.
(Manual de Procedimento 2010 -pág. 5 e 6)

Semana - Como são estabelecidas as Classificações?
As exigências quanto às classificações estão estabelecidas no artigo 8 dos Estatutos Prescritos para o Rotary Club.
A classificação de um ex-associado ou de um ex-participante de programas da Fundação Rotaria não impede sua elegibilidade a associado representativo, mesmo que o número máximo de detentores da classificação no clube esteja temporariamente excedido. Entretanto, se algum associado mudar de classificação, poderá continuar afiliado ao clube na nova classificação. (Est. RI 5; Est. Presc. RC 8, 2) Todo associado representativo e classificado de acordo com o seu ramo de negócios ou profissão, ou tipo de serviços comunitários que presta. A classificação descreve a atividade principal e reconhecida da empresa ou instituição a que está ligado o rotariano, sua profissão ou atividade profissional, ou a natureza dos serviços que presta a comunidade. (Est. Presc. RC 8, 1(a)) Por exemplo, um engenheiro elétrico, encarregado de seguros ou gerente de empresa de construção civil, de mineração ou de manufatura pode ingressar no quadro associativo como representante de sua profissão ou do ramo da empresa ou instituição para a qual trabalha.
O principio de classificações permite aos clubes obter uma representação diversificada das profissões presentes na comunidade. Todo clube deve aplicar os princípios de classificação e afiliação do Rotary e procurar corrigir qualquer irregularidade existente em seu quadro associativo. O sistema de classificações deve ser avaliado pelo Rotary Club cuidadosamente, para refletir profissões, negócios e serviços comunitários atuais. (Cod. Norm. Rotary 4.050.) A classificação dos associados deve constar de seus crachás e ser atualizada quando necessário.

(Manual de Procedimento 2010 -pág. 12)


3ª SemanaQual é o Objetivo do Rotary?
O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
Primeiro. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir.
Segundo. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.
Terceiro. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada.
Quarto. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. (Est. RI 4, Est. Presc. RC 4)
O Conselho Diretor do RI determinou que as quatro declarações explicativas do Objetivo do Rotary são de igual importância, e representam ações que devem ser cumpridas concomitantemente. (Cód. Norm. Rotary 26.020.)

(Manual de Procedimento 2010 – pág. 59) 

4ª Semana - O que é o Sistema SHARE?
A participação nos programas da Fundação é importante para o sucesso dessa entidade.  Assim, visando dar aos distritos um poder de opinião sobre como as contribuições são gastas e garantir sua máxima participação nos programas, os curadores estabeleceram o sistema SHARE para a alocação de fundos. Por meio desse sistema:
1) os rotarianos compartilham seus recursos com companheiros de todo o mundo;
2) os curadores compartilham com os distritos parte de seu poder de decisão;
3) os rotarianos compartilham o Rotary com o mundo por meio da Fundação Rotária.
Todas as contribuições distritais ao Fundo Anual para Programas são divididas igualmente e creditadas em duas contas: Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) e Fundo Mundial. As contribuições podem ser gastas três anos após terem sido feitas. O distrito pode utilizar o FDUC para outorga de Bolsas Educacionais, Subsídios Distritais Simplificados, parcela relativa ao distrito dos Subsídios Equivalentes e programas do interesse do distrito. O Fundo Mundial ajuda a financiar outros programas da Fundação, como Centros Rotary pela Paz, Intercâmbio de Grupos de Estudos, parcela relativa à Fundação dos Subsídios Equivalentes, entre outros, como determinado pelos curadores. (Cód. Norm. Fund. Rotaria 17.)
Mais informações sobre o sistema SHARE podem ser obtidas no Manual da Comissão Distrital da Fundação Rotaria (300-PT), no Guia de Referencia da Fundação Rotaria (219-PT) e no Código Normativo da Fundação Rotaria.
Obs: Os distritos pilotos do Plano Visão de Futuro tem diferentes opções para uso do FDUC. Acesse www.rotary.org/pt para obter informações mais atualizadas.

(Manual de Procedimento 2010 – pág. 77)

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