Total de visualizações de página

11 de novembro de 2012

INSTRUÇÃO ROTÁRIA NOVEMBRO 2012

1ª SemanaFundação Rotária - para que fundos é possível contribuir? As contribuições podem ser feitas a três fundos:
a)      Fundo Anual para Programas, a principal fonte de financiamento dos programas da Fundação. As contribuições são utilizadas aproximadamente três anos após seu recebimento.

b)      Fundo Permanente, um fundo de dotações que utiliza apenas rendimentos para financiar os programas da Fundação. O propósito do Fundo Permanente é garantir um nível mínimo de atividades e possibilitar a criação de novos programas ou a ampliação dos existentes. O RI incentiva os rotarianos a apoiar o Fundo Permanente para demonstrar o compromisso com uma organização que, cada vez mais, se firma como líder mundial no setor da prestação de serviços humanitários.

c)      Fundo Pólio Plus, de onde provêm os subsídios concedidos em apoio ao programa Pólio Plus, cujo propósito é a erradicação global da poliomielite.

Fonte:  (Manual de Procedimento 2010 -pág. 77)

 
SemanaFundação Rotária – o que é o sistema SHARE?
A participação nos programas da Fundação é importante para o sucesso dessa entidade. Assim, visando dar aos distritos um poder de opinião sobre como as contribuições são gastas e garantir sua máxima participação nos programas, os curadores estabeleceram o sistema SHARE para a alocação de fundos. Por meio desse sistema:

1) os rotarianos compartilham seus recursos com companheiros de todo o mundo;

2) os curadores compartilham com os distritos parte de seu poder de decisão;

3) os rotarianos compartilham o Rotary com o mundo por meio da Fundação Rotaria.

Todas as contribuições distritais ao Fundo Anual para Programas são divididas igualmente e creditadas em duas contas: Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) e Fundo Mundial. As contribuições podem ser gastas três anos apos terem sido feitas. O distrito pode utilizar o FDUC para outorga de Bolsas Educacionais, Subsídios Distritais Simplificados, parcela relativa ao distrito dos Subsídios Equivalentes e programas do interesse do distrito. O Fundo

Mundial ajuda a financiar outros programas da Fundação, como Centros Rotary pela Paz, Intercambio de Grupos de Estudos, parcela relativa à Fundação dos Subsídios Equivalentes, entre outros, como determinado pelos curadores.

Mais informações sobre o sistema SHARE podem ser obtidas no Manual da Comissão Distrital da Fundação Rotaria (300-PT), no Guia de Referência da Fundação Rotaria (219-PT) e no Código Normativo da Fundação Rotaria. Obs: Os distritos pilotos do Plano Visão de Futuro têm diferentes opções para uso do FDUC. Acesse www.rotary.org/pt  para obter informações mais atualizadas.

 Fonte: (Manual de Procedimento 2010 -pág. 76 e 77)
 
3ª SemanaO que é o novo modelo de subsídios (Visão de Futuro)?

O novo modelo de subsídios da Fundação Rotária visa apoiar projetos humanitários e educacionais de clubes e distritos através de três tipos de subsídios, como seguem:

·        Os Subsídios Distritais são subsídios agrupados que permitem a clubes e distritos atenderem  necessidades específicas em suas comunidades e no exterior. 
·        Os Subsídios Globais variam de US$15.000 a US$200.000 e financiam projetos humanitários internacionais de maior escopo, equipes de formação profissional e bolsas de estudos que tenham resultados sustentáveis e mensuráveis em pelo menos uma das áreas de enfoque.
·        Os Subsídios Pré-definidos permitem a clubes e distritos trabalharem com os parceiros estratégicos do Rotary em projetos já definidos.

Fonte: Perguntas mais frequentes sobre subsídios da Fundação Rotária - http://www.rotary.org/pt/aboutus/therotaryfoundation/foundationgrantsfaq/pages/ridefault.aspx

 

4ª Semana - O que é sustentabilidade de um projeto e por que ela é importante?
A Fundação Rotária define sustentabilidade como sendo a capacidade de fazer com que os resultados sejam mantidos a longo prazo, de modo que continuem atendendo às necessidades da comunidade mesmo depois do esgotamento dos fundos. Via de regra, um projeto sustentável envolve líderes da comunidade em seu planejamento, o que promove o senso de propriedade pela iniciativa. O treinamento e troca de informações preparam as comunidades para manter os resultados e resolver problemas por conta própria, mesmo depois do Rotary Club não estar mais envolvido na iniciativa. Projetos sustentáveis têm grande valor e retorno do investimento tanto do dinheiro quanto do trabalho voluntário do Rotary.

Fonte: Perguntas mais frequentes sobre subsídios da Fundação Rotária - http://www.rotary.org/pt/aboutus/therotaryfoundation/foundationgrantsfaq/pages/ridefault.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário